Header.history
  • Mikhail Mikhailovich Rusinov

    Para entender o desenvolvimento da New Russar+, primeiro precisamos dar uma olhada no cérebro por trás desse esquema ótico inovador, Mikhail Mikhailovich Rusinov (também escrito às vezes Roosinov ou em russo Русинов). Rusinov era um técnico ótico muito talentoso e desenvolveu um novo esquema ótico para lentes super-grande angular em 1935 (1).

    Como compositor e pianista afiado, Rusinov em comparou composição musical com a fabricação de sistemas óticos - afirmando que os sistemas óticos são criados a partir de elementos da mesma maneira como composições musicais são criados a partir de notas. E ele certamente atingiu um acorde na concepção do Russar! O esquema de Rusinov foi um design verdadeiramente revolucionário e que mudou a a fotografia grande angular para sempre.

    History.roosinov

    Retrato de M. M Rusinov
  • History.patent

    Foto- Grande angular ortoscópica objetivo fotográfico anastigmaticoSource
  • O problema com as lentes grande angular anteriores tinha sido a iluminação nas bordas das fotos, que ficavam muito pobre; O novo sistema ótico de Rusinov permitiu o dobro da iluminação que de lentes grande angular anteriores. Devido à II Guerra Mundial, Rusinov foi infelizmente impossibilitado de patentear seu fantástico novo design ótico até 1946.

    Com o lançamento da Zenit Russar MR-2, o esquema ótico da Rusinov foi utilizado em toda sua potencia. Rusinov havia trabalhado no Zenit como Vice-Chefe Engenheiro e fez um grande impacto sobre a empresa em um curto espaço de tempo. Lançado em 1958 (apesar de um protótipo foi preparado anteriormente em 1956), (2) a Russar MR-2 seguiu perfeitamente o esquema ótico de Rusinov e foi uma ode de amor ao técnico ótico qualificado; muitas vezes dizem que o 'MR' no nome da Russar significa Mikhail Rusinov.

  • A lente Russar original foi apresentada como parte de uma coleção de lentes Zenit na World Expo de Bruxelas em 1958 e ganhou o Grand Prix, o maior prêmio entre todos os concorrentes. Por muitos anos, a Russar MR-2 permaneceu a única lente 20mm com montagem de parafuso a ser produzida.

    O sistema ótico da Rusinov foi um enorme avanço no desenvolvimento de lente de grande ângulo e a grande maioria das lentes de ângulo largo super-modernos, seguiram seu projeto. Alguns exemplos são a Zeiss Biogon-2, Schneider Super Angulon e Rodenstock Grandagon. (3)

    History.optical

    Foto- O esquema óptico da lente Russar inicial
  • É um prazer anunciar que as belas lentes da Russar MR-2 estão agora disponíveis para toda uma nova geração de fotógrafos com a Lente Artística New Russar+ da Lomography.

    History.expo

    Foto- World Expo de Bruxelas 1958. Source