icon
tips

Lomography representa um estilo mais livre e mais barulhento de fotografia — mais perto da própria vida. Nós não acreditamos que há uma maneira certa ou errada de fotografar, e nós não subscrevemos aos clássicos da escola de arte como o enquadramento e a compostura. Em vez disso, acreditamos que a fotografia deve ser uma extensão de sua existência — nunca uma intrusão dentro dela. Queremos que você sinta o momento, se renda ao impulso e aperte o obturador — seja do quadril, do chão, de cabeça para baixo ou no ar. Não pense, só fotografe.

Deixe as 10 Regras de Ouro da Lomography inspirar suas aventuras de fotografia criativa.

REGRA #1

Leve A Sua Câmera Para Onde Você For

Como qualquer paixão, você nunca pode planejar ou prever Lomography. É como se a sua voz interior e seus mais profundos desejos trabalhassem ao mesmo tempo. Lomography está esperando no final da esquina para dizer "E aí, gatinho/a, quer ir dá um rolé?" Você absolutamente nunca sabe quando a próxima chance para uma foto perfeita irá surgir. Talvez seja quando você está escovando os dentes de manhã, talvez seja quando você está no topo de Machu Picchu. As melhores fotos vêm desses momentos de espontaneidade e impulsividade que você nunca pode planejar.

REGRA #2

Use A Qualquer Hora — Dia e Noite

Cada segundo é especial; cada momento é monumental. Você não vive só em dias ensolarados, de dia, de férias e no aniversário da Tia Márcia, né? Comece a pensar assim sobre a sua fotografia! A sua câmera está faminta por emoções e aventuras, não importa que tempo, que dia da semana e que horas. Então continue fotografando inquietamente e implacavelmente; dê um chute na bunda da sua memória com as suas Lomografias adoráveis, doidas, lindas, artísticas e bobas. Esse est percipi est Lomographi. Use a sua câmera sempre que estiver vivo!

REGRA #3

Lomografia Não É Uma Interferência na Sua Vida, e Sim Parte Dela

Sua câmera é uma extensão de você e seus desejos. Ela vê como você vê, capta os sentimentos que você sente enquanto você tirar cada foto e respira a vida fresca em cada foto e cada dia que você passa com ela. Segure ela na sua mão como enquanto você vagueia pelas ruas de Xangai e mantenha ela ao seu lado na sua mesa de cabeceira enquanto você dorme perto da praia em Santorini. Como um Lomógrafo, você não está apenas fotografando uma situação, você é uma parte essencial da situação em si. A vida inala Lomography e Lomography inala a vida. A lomografia é um poderoso sinal de sua existência, uma confissão constante da sua vontade de viver e um campo magnético dos seus sentimentos mais intensos.

REGRA #4

Fotografe Sem Olhar No Visor.

Sua câmera adora estar no momento, experimentando a vida e a vitalidade de ser. Não se esconda atrás dela; se livre de convenções sem sentido. Não olhe através do visor; Esqueça as margens de segurança e timidez desnecessária! E por que uma foto deve ser tirada enquanto está de pé e olhando pelo visor? Se fizéssemos isso o tempo todo, cada foto seria do mesmo tipo de perspectiva. Que tal segurar sua câmera abaixo dos joelhos para a próxima foto? Ou tão alto quanto você pode segurá-la acima da sua cabeça? Você vai acabar com todas as formas de fotos loucas que você nunca pensou que eram possíveis. Dê uma chance!

REGRA #5

Aproxime-se dos Objetos do Seu Desejo Lomográfico o Máximo Possível

Uma parte essencial da sua existência Lomográfica é ir direto para o fundo das coisas e investigar o mundo por dentro. É sobre intimidade e uma conexão com o que você está fotografando. Nós odiamos esse sentimento de ser um voyeur com uma câmera, esgueirando-se no fundo. Queremos estar onde está a ação, tirando fotos que literalmente irão arrasar! Entre em contato com seu sujeito e construa um relacionamento. Mais comunicação significa a melhor Lomografia. Chegue perto, mais perto ainda, não tenha medo!

REGRA #6

Não Pense (William Firebrace)

Lembra de quando você era criança e tudo acontecia tão naturalmente e instintivamente? Quando toda a vida passava e não era planejado e construído meticulosamente? Esse sim, era um tempo bom, né!? As coisas simplesmente aconteciam e a vida inteira era um conto de fadas se revelando para você; cada momento era especial e você não precisava de pensar para ser assim. Vamos voltar para esses dias. Jogue a socialização intelectual fora e deixe o fluxo de informação circular livremente, não tratada e não notada na sua mente. Fotografe, sinta, perceba e fotografe; se divirta fotografe qualquer coisa que chama a sua atenção, qualquer coisa que te atraia , que te arrase, te excite, te seduze. As suas melhores fotos não vão ser as que você planeja. Elas vão ser as onde você pega a sua câmera e fotografa cego, sem um problema no mundo.

REGRA #7

Seja Rápido

Vamos ser sinceros, a vida é rápida. Cada momento dura apenas isso — um momento. Cada segundo se apressa e você precisa reagir rapidamente para capturar essa foto mágica. Snap, snap, snap, snap. Você precisa de uma câmera que é mais rápida do que um coelho. Ou pelo menos mais rápida do que você, se você não entendeu! Então, cowgirls e cowboys: calmamente segure o dedo no botão do obturador, esteja preparado e seja rápido para capturar a piscada do tempo e destino acidental. Segure a respiração, seja corajoso,tente, se mexa, fotografe, se divirta e aga rápido — isso é a Lomography!

REGRA #8

Você Não tem que Saber Antes O Que Você Irá Capturar No Filme

Se todos soubéssemos como a vida iria acabar, onde ficaria a diversão e a emoção? A melhor coisa sobre cada dia é que você não tem ideia de como ele vai ser. Você é totalmente livre para fazer o que quiser! E é o mesmo com a fotografia. Nós não tiramos fotos porque queremos gravar a vida como um cientista olhando através de um telescópio. Tiramos fotos porque queremos reviver a paixão, a emoção, a incerteza e o prazer desse momento particular. Então vá com o fluxo, tire uma foto e veja onde ela te leva!

REGRA #9

Depois Também Não

Então você recebeu um rolo de filme de volta do laboratório. Quem é aquela pessoa? O que é esse redemoinho de luz piscando na imagem? Como as cores ficaram assim? Ou que tal aquela dupla exposição acidental — como diabos isso aconteceu? O que eu estava tentando fotografar lá? São esses felizes acidentes que amamos na Lomografia. Suas fotos são uma constante gravação da vida em todas as suas anomalias, humores, formas, cores, rostos e borrões. Abraçá-los e apreciá-los, não tente analisá-los!

REGRA #10

Não Se Preocupe Com Regras

Agora para a lição mais importante. A vida é para permanecer verdadeiro a si mesmo, e não para se entregar à regras e regulações, ou se conformar com normas. É tempo de descobrir as suas próprias versão da Lomography e tirar fotos que expressam quem você é, não o que querem que você seja. Deixe solto, os seus desejos mais íntimos, nunca fique parado, nunca pare de lomografar; acredite em si mesmo, se concentre nas coisas importantes e nas não tão importantes, curta a vida em todas as suas variações, esqueça da câmera na sua mão e fotografe até os seus olhos brilharem!